segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Filiação de Atimar ao PT- Ato Político Mobilizou Setores Culturais de Patu e Região


A filiação do economiário Francimar Godeiro ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Patu, conhecido como "Atimar", no último dia 28 de outubro, em memorável ato político, ocorrido na Boate Pântano, serviu também para mobilizar os mais importantes setores culturais daquela cidade oestana.

Fundado pelo Professor Universitário Aluísio Dutra, ex-secretário municipal de educação e cultura, e pelo Professor e Poeta José Bezerra de Assis, a festa política do PT de Patu começou quando o Professor Aluísio fez uma retrospectiva histórica da construção partidária, resgatando a memória de Luiz Saraiva, como um dos primeiros filiados ao partido, e lembrando a cidadania póstuma concedida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, ao saudoso "artífice do Ferro", que estava representado por seus familiares.

Reprodução

Luiz Saraiva, "O Artífice do Ferro"

A mobilização dos setores culturais de Patu teve início, no dia anterior à festa política, quando Francimar Godeiro acompanhou o pesquisador social Epitácio Andrade numa visita a comunidade quilombola do Jatobá, juntamente com o bancário Evandro Moura, que há 15 anos, apresentou ao projeto "Trilhas Potiguares", o sítio arqueológico daquela comunidade, que foi a primeira auto-reconhecida como remanescente de quilombo no estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Epitácio Andrade

Júnior do Jatobá, Evandro e Atimar na Unidade Produtiva

Durante a visita ao Quilombo do Jatobá, Atimar Godeiro conversou, demoradamente, com o guia turístico José Ernesto Ferreira, "Zé Doido", sobre as potencialidades e sobre a viabilidade da exploração do turismo rural utilizando o patrimônio histórico e cultural representado pelas comunidades patuenses. "Zé Doido" participou, ativamente, do ato político do domingo.

Foto: Epitácio Andrade

Atimar, Evandro, Zé Doido e quilombolas na Horta Orgânica

A mobilização cultural continuou a noite, no Bistrô Point Vip da empresária Shirley Holanda, com o lançamento do documentário "Cangaço e Negritude", que retrata o lançamento do livro "A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", do Escritor Patuense Epitácio Andrade, contando com a presença da Prefeita Evilásia Gildênia, do Secretário de Saúde Ednardo Benigno de Moura, do Secretário de Cultura Genival Filho, dentre outras autoridades e convidados. Nos bastidores deste evento cultural, o Escritor Epitácio Andrade, que esteve na atividade acompanhado da esposa Cristina Cláudia e de familiares, saudou e agradeceu a presença especial dos frequentadores do Point Vip e convidados que compareceram em grande número.

A presença de lideranças petistas facilitou a mobilização dos setores culturais. O folclorista João de Artur, um dos grandes nomes da cultura patuense, foi saudar a Deputada Federal Fátima Bezerra, que na ocasião da filiação de Atimar Godeiro, prometeu dividir o sonho de Epitácio Filho de trazer o Ex-presidente Lula à comunidade do Jatobá.

Foto: Márlio Forte

João de Artur e Epitácio em evento cultural

Fomentadora da cultura potiguar, a Deputada Fátima Bezerra (PT) fez uma referência elogiosa ao artista plástico e fotógrafo mais concorrido do Estado Márlio Dantas Forte, irmão da vice-prefeita de Patu Gorete Dantas, que também estava presente ao evento político.

Foto: Cedida

Ativista Cultural Márlio Forte

Com a presença de artistas, cantores, poetas, folcloristas, atores, dançarinos, artesãos, fomentadores e empresários, o ato político foi se transformando numa grande festa Cultural.

Foto: Aluísio Dutra

Relembrando a Banda 2001

Ao final do evento, na tradicional Boate Pântano, vôos rasantes da maravilhosa voz do cantor Raimundinho Braz harmonizaram com os dissonantes acordes do violão elétrico de Raniere Teixeira e seus parceiros, para relembrar a magistral Banda Musical 2001, do "velho" Paulo Godeiro, novo filiado do PT de Patu.

Foto Giuzélio Lobato

Berg na Boate Pântanos ao lado dos vereadores do PT João Maria, Raimundo e Braga

Quem também marcou presença no ato de filiação de Atimar Godeiro foi o artista popular BERG que pertence a Cia Cultural e Teatral Ciranduís onde o mesmo desenvolve um trablaho muito importante na divulgação da cultura popular em nossa região. Berg apresentou e debateu na Câmara Municipal de Messias Targino, a convite do vereador Pôla Pinto, um planejamento para elaboração de um plano municipal de Cultura onde a mesma ação será realizada em Patu a convite da vereadora Lucélia Ribeiro Dantas.

Fonte: Blog da Folha Pateunse

0 comentários: