quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fala da vereadora Lucélia Ribeiro na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores

Vereadora Lucélia defende a Inclusão social

A vereadora iniciou a sua fala saudando todas as mulheres, fazendo moção a Presidenta Dilma por ter sido a primeira mulher a abrir a assembleia da ONU. Fez um importante registro sobro o dia do idoso em nome do centro social João Inácio, e lembrou dos 121 anos de Patu, que será comemorado no próximo domingo (25).

Lucélia fez grandes elogios à Feira da Cultura, parabenizando a prefeita Evilásia, o secretario Rivelino Câmara, e toda equipe de organização pelo excelente trabalho, e agradeceu a todos os colaboradores que apoiaram a Tenda do FOMUP- FORUM DA MULHER PATUENSE: DR. Getulio Barbosa, Dr. Ednardo Moura, Rivelino Câmara, Zé Bezerra, Vieira Contabilidade, Lair Solano, Aluisio Dutra e Atimar Godeiro.

O tema central do discurso da vereadora foi a Inclusão social. Confira na íntegra a fala da vereadora.

Inclusão Social é uma ação que combate a exclusão geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades. É oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, estado e município dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.

A inclusão social está diretamente ligada às políticas públicas, por isso que hoje direciono minha mensagem aos colegas vereadores, ao executivo, aos movimentos sociais para que possamos discutir, desenvolver e executar políticas públicas com o objetivo de construir um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos, e na mentalidade de todas as pessoas.


Assim a sociedade se modificará em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade, combatendo a discriminação e a segregação social.

Por fim quero lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida, seja na educação, saúde, moradia e infra estrutura.

Estamos vivendo o momento das mobilizações políticas onde cada partido realizando as suas filiações com o objetivo de fortalecê-los: PR, PC do B, e PT, onde quero agradecer a todos os amigos, família, simpatizantes e os mais novos filiados por prestigiares nosso evento. Contudo vamos amadurecer nossas ideologias, propostas, ações pensando no progresso de nossa gente, de nossa cidade.

Acredito na política para transformar nossa cidade e para isso é que nos enquanto políticos possamos despertar em cada cidadão a verdadeira essência da política, resgatando a credibilidade dos jovens, dos movimentos sociais. É preciso trabalhar a consciência política para que possamos saber fazer nossas escolhas e distingui os projetos próprios dos coletivos.

0 comentários: