quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lucélia participou do lançamento do Programa Saúde na Escola em Patu

Vice prefeita Gorete Forte, vereadora Lucélia Ribeiro e o sec. de saúde, Dr. Ednardo Moura

A vereadora Lucélia Ribeiro, participou na última segunda-feira (25) do lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE).

O programa já tem ações planejadas para serem desenvolvidas ainda este ano no município de Patu.

Além da vereadora, participaram do evento: o secretário de Saúde, Dr. Ednardo Beningno de Moura, a prefeita Evilásia Gildênia, vice prefeita Gorete Forte, secretária de educação, professora Shemilla e demais vereadores.

O planejamento aconteceu na sede da Câmara Municipal de Vereadores.

Programa Saúde na Escola

Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) criado em 2007. Somente dois anos depois, mais de 8,460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras já foram beneficiadas pelas ações do programa. A meta é alcançar 23,5 milhões de crianças e jovens até 2011.

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O PSE também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

As ações do PSE dividem-se em quatro áreas:

- Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além do adequado tratamento quando necessário.

- Promoção da saúde e prevenção: informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e consequências do uso de álcool e outras drogas, uso da violência. Há, também, educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis, por meio do programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

- Educação permanente dos profissionais da área: cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para disseminar as informações entre outros jovens e crianças.

- Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes: atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados com encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares.

Imagens
Fotos: Secom


Profissionais da educação e cultura

0 comentários: