sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fórum da Mulher Patuense é fundado em Patu

O mandato da vereadora Lucélia Ribeiro Dantas (PT) promoveu ontem (31/03) um encontro de mulheres para plantar a semente de uma organização social que venha discutir, debater e propor políticas públicas voltadas para as mulheres patuenses. Do encontro nasceu a idéia da fundação de um fórum permanente para discussão dos direitos da mulher. A idéia da formação do Fórum Permanente da Mulher, proposto no encontro, tem como finalidade formar um grupo representativo de gênero, fortalecido com união, troca de experiências, valorização e responsabilidade, visando a aquisição e aprimoramento de conhecimentos, desta forma motivando a participação das mulheres de nossa comunidade. O FOMUP - Fórum da Mulher Patuense - denominação escolhida pela maioria das mulheres participantes do enontro, será um espaço de discussões relativas às questões de gênero, dos direitos sociais e políticos das mulheres e buscar, através de ações concretas, o reconhecimento por parte de nossa sociedade.

Vários temas serão abordados e debatidos neste fórum, entre eles podemos destacar por exemplo:

* A Lei Maria da Penha: Que representa uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência contra a mulher,

* Discutir ações que visem combater a violência doméstica contra a mulher,

* Estimular políticas que diminuam o preconceito e as desigualdades de gênero no ambiente de trabalho,

* Luta pela Criação da Delegacia Regional da Mulher,

* Lutar pela criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher,

* Reinvidicar políticas públicas voltadas para as mulheres nas áreas de: Saúde, Educação, Assistência Social, Lazer etc.

Durante o encontro de mulheres foi escolhida uma coordenação provisória para dar andamento aos trabalhos de formação do FOMUP assim constituída pelas seguintes mulheres: Lucélia Ribeiro, Francisca Linderleide "Leleida", Maria da Glória, Monara Moura, Sandra Soares e Gledvânia Andrade.

Participantes

Participantes

O professor e poeta Zé Bezerra prestou homenagem às mulheres em versos

Momento das discussões

Lucélia Ribeiro foi eleita pelas mulheres presentes a coordenadora do FOMUP e Leleida a vice-coordenadora

Vereadoras: Cristina, Lucélia, Margarida e Maria Helena Gentil

Lucélia e sua mãe D. Lúcia Brígida

Lucélia Ribeiro em entrevista ao Jornal da Educadora apresentado pelo comunicador Fábio Praxedes

0 comentários: