quarta-feira, 17 de abril de 2013


Vereadora Lucélia  Ribeiro Apresentou Importantes Requerimentos no Plenário da Câmara Municipal de Patu
Foto divulgação

A vereadora Lucélia Ribeiro (PT) apresentou no plenário da Câmara Municipal de Patu três requerimentos importantes para o município. O primeiro, ela solicitou do poder executivo a disponibilização de material esportivo básico, principalmente bolas de Fut Sal e de Futebol de campos para os atletas da zona urbana e rural. São constantes as cobranças por parte dos mesmos no tocante a material esportivo.
Atletas e usuários das quadras e campos de futebol das zonas urbana e rural estão cobrando material esportivo básico como bolas
O segundo requerimento a vereadora solicitou que a administração municipal e Câmara enviasse ofício a defesa civil do estado bem como a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos cobrando o pagamento aos "pipeiros" que estão abastecendo as cisternas na zona rural do município onde os mesmos estão sem receber os devidos pagamentos.

A defesa civil do estado está com o pagamento atrasado dos carros pipas que estão abastecendo a zona rural de Patu
O terceiro requerimento a vereadora Lucélia Ribeiro solicitou a continuidade da realização dos anual dos jogos escolares, evento esportivo que envolve todas as escolas das redes estadual, municipal e particulares do município, zona urbana e rural.

Lucélia Ribeiro solicitou a continuidade da realização dos Jogos Escolares
A vereadora Lucélia Ribeiro parabenizou a realização da audiência pública proposta pela vereadora Kaká de Bodinho bem como todos os agricultores que participaram ativamente da programação e mobilização através da caminhada do sindicato até a Câmara Municipal para reivindicarem seus direitos.


Lucélia Ribeiro destacou a ação importante do patuense Dr. Getúlio Barbosa que, mesmo de longe, está preocupado com a situação em que se encontra o município de Patu no tocante a seca onde o mesmo já vem colaborando no abastecimento de cisternas de vários moradores.
Dr. Getúlio Barbosa
Seria interessante que cada patuense bem sucedido na vida pudesse fazer a mesma ação que Dr. Getúlio está fazendo em abastecer algumas cisternas de moradores carentes, desta forma estaria amenizando o sofrimento daqueles que estão sendo castigados com esta estiagem.

Dr. Getúlio Barbosa vem ajudando no abastecimento de cisternas de vários moradores carentes  da zona rural do município 
Lucélia Ribeiro também parabenizou o patuense Atimar Godeiro pela recente inauguração da agência da Caixa Econômica Federal em Natal onde o mesmo está a frente como gerente geral.

Lucélia finalizou sua participação na sessão de ontem levando os votos de pesar a família de companheiro de partido Bebé de Branco Branco de Bidé pelo falecimento de sua mãe bem como o da família do senhor Severino Vieira de Melo da comunidade Castanheiro que também perdeu a sua mãe.



Deputado Fernando Mineiro pede ao Governo criação de sistema integrado de recursos hídricos


O deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para o problema do abastecimento de água para consumo humano do Rio Grande do Norte e solicitou ao Governo do Estado a criação de um sistema integrado de recursos hídricos. Segundo ele, muito tem se falado sobre os efeitos da seca, sobre a situação do gado e as dívidas dos produtores, mas é preciso observar as questões do abastecimento de água. “Todas essas questões são muito graves. Mas o abastecimento de água para o consumo humano está entrando em colapso”, afirmou.
Segundo Mineiro, a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) opera em 154 municípios, e em outros 13 existe o sistema próprio de abastecimento. “Teoricamente, a Caern atinge uma população de 2.878 milhões. No entanto, na realidade, essa água não está sendo levada a todas essas pessoas. O sistema autônomo abastece cerca de 290 mil pessoas. Precisamos de um sistema integrado de recursos hídricos, pois hoje ele só existe no papel”, declarou.
Para o deputado, a seca agravou a situação do abastecimento, no entanto, ele acredita que o colapso se deu por má gestão. “Existe outra seca, a estiagem da administração. Fiquei sabendo que existem recursos no Governo para serem usados no enfrentamento da seca e não foram utilizados. Ou o Estado determina uma ação conjunta e decide quem vai coordenar, ou a situação não irá melhorar”, declarou.
O líder do Governo na Casa, o deputado Getúlio Rego (DEM), afirmou que, da parte da governadora Rosalba Ciarlini há um empenho para tentar solucionar os problemas da seca. “O Estado está abalado pelo destroço da economia rural, não há produtividade agrícola, nosso rebanho está sendo dizimado. Mas eu tenho testemunhado distribuição de ração para os pequenos produtores, por parte do Governo. Há uma vertente de uma nova negociação para contratar produção de 100 hectares de sorgo para distribuir”, afirmou Mineiro.


Vergonha : Agricultor termina preso após protestar contra entrega de milho na CONAB em Caicó

  
O agricultor caicoense Cícero Vale, mais conhecido como Cição Bandido acabou sendo preso na manhã desta terça-feira (15) após ter realizado um protesto pelas ruas de Caicó e encerrado em frente a CONAB de Caicó.

Cição usou carcaças de vacas em cima de seu veiculo e um microfone com palavras de ordem contra o que ele classifica de descaso do órgão na distribuição do milho para os pequenos produtores e agricultores. Foi o próprio Cição quem decidiu realizar o protesto.
 gado dp

 cissão


Fonte :Marcos Dantas
 NOTA DO BLOG A FOLHA PATUENSE: Parabenizo a ação do senhor Cição. Que esse exemplo seja seguido por muitos agricultores. 

Reunião Entre Prefeitura Municipal, Câmara e Movimentos Sociais do Campo foi Muito Positiva



Foi realizada na tarde de ontem (16/04) reunião da Comissão de Planejamento e Estratégicas para o Controle dos Efeitos da Seca no município de Patu. A reunião foi realizada na sede da prefeitura municipal de Patu e contou com a participação das seguintes pessoas representando suas respectivas entidades: Pelo Poder Executivo: Prefeita Evilásia Gildênia, Rivelino Câmara, Ricardo Vieira e Edvandro Moura; pela Câmara Municipal: Vereadores: Suetôneo Moura, Rubinaldo Maia e Ana Carla (Kaká de Bodinho); pelo SEAPAC: Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales e o técnico Carlos George; pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (José Marcondes e Edno Azevedo); pelo Fórum das Associações Rurais, Aluísio Dutra, Marilha e Rosiene; pelo Centro Juazeiro, Expedito Alves e pelo PDA Novo Sertão Visão Mundial, Amanda.

A reunião teve início com a exposição da difícil situação financeira em que passa o município de Patu relatada pelo secretário de Finanças Rivelino Câmara que na ocasião informou que a prefeita Evilásia reuniu todo o seu secretariado com o objetivo de alertar sobre a contenção de gastos, já que o momento é muito crítico.
O engenheiro agrônomo do SEAPAC, Fabrício Edino Jales, em nome dos movimentos sociais organizados, apresentou cinco propostas para amenizar a situação da seca no município: 1.) Abastecer todas as cisternas com água do próprio município; 2) Fazer a limpeza de cacimbões e conserto de vazamentos de cisternas; 3.) Criar um Fundo Municipal Permanente de Controle dos Efeitos da Seca, 4.) Viabilizar, pelo menos, a construção de uma mini-adutora na zona rural e 5.) Viabilizar o deslocamento a Natal de agricultores para participar de uma mobilização sobre a seca.

Sobre a primeira proposta de abastecimento de todas as 700 cisternas, os secretários Rivelino Câmara e Ricardo Vieira disseram que o município não teria condições, pois é insuficiente a demanda de água dos cacimbões do município e se a água for transportada da barragem de Apodi o custo seria muito alto, em torno de R$ 700,00 por cisterna com capacidade para 16.000 litros, em virtude da distância para transporta-la. Após várias discussões, os movimentos sociais apresentaram outra proposta para que o município aumente o número de carros pipas para abastecimento das cisternas. O município informou que atualmente existem dos carros pipas abastecendo as cisternas da zona rural através da defesa civil do estado e que mais um carro pipa será adicionado ao abastecimento, mas se comprometeu a colocar mais um caro pipa para aumentar o número de cisternas que atualmente estão sendo abastecidas. As demais propostas apresentadas pelos movimentos sociais foram acatadas pela administração que se comprometeu em cumprir em um curto e médio prazo.

Durante a reunião foi tirado dois encaminhamentos importantes, o primeiro apresentado pelo professor Aluísio Dutra de Oliveira que propôs que a comissão formada se torne permanente e que se reúna mensalmente para avaliar e acompanhar as decisões tomadas e a segunda proposta, do secretário Rivelino Câmara, de se constituir uma comissão para participar de uma audiência em Natal com o secretário de Recurso Hídricos, Leonardo Rêgo, no sentido de cobrar mais ações em prol do nosso município, no tocante a grave situação de estiagem. Os encaminhamentos foram aprovados pelos presentes.

Para a administração municipal, Câmara e movimentos sociais a reunião foi muito positiva e produtiva onde todos entenderam que o momento é grave e que todas as divergências políticas devem ficar de lado, onde todos os esforços devem estar centrados no problema da seca que assola o nosso estado e principalmente o nosso município.


0 comentários: