quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vereadora Lucélia participou do Encontro Regional da Fetraf RN na Cidade de Rafael Godeiro

Os representantes dos municípios de Rafael Godeiro, Apodi, Almino Afonso, Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Olho d´Água dos Borges, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Upanema e Frutuoso Gomes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, estiveram reunidos na última sexta-feira (10/06), no município de Rafael Godeiro, em mais uma reunião mensal da FETRAF.

Durante o encontro os dirigentes fizeram uma avaliação da VII Jornada Estadual da Agricultura Familiar, onde destacaram que durante as atividades, mostrou que a FETRAF se consolida a cada dia no estado e que criou relações institucionais principalmente com o Governo do Estado. A grande mobilização com mais de 2 mil agricultores familiares ,onde foi apresentado a pauta de reivindicações da qual já surtiu efeitos positivos como a liberação dos recursos da Habitação Rural. A Regional Fetraf Médio Oeste, nas mobilizações do Nordeste, Estadual e Nacional também receberam destaque. Quanto a pauta apresentada aos governos do estado, nordeste e nacional é necessário que os dirigentes possa estar atentos para acompanhar estas negociações com os governos.


No processo de ampliação da FETRAF-RN, da região do Médio Oeste foram definidas reuniões nos municípios de Rafael Godeiro,- Olho Dágua dos Borges, Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Patu e São Francisco do Oeste onde serão definidas as datas de fundações dos novos Sintrafs da região. Outra definição, é a participação dos dirigentes da FETRAF, no encontro que será realizado pela direção da CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL), na quinta-feira (16/06) em Janduis . Também ficou acertado que dentro dos momentos de fundação dos Sintrafs nos municípios haverá discussão sobre a Credioeste-Sol.


Os dirigentes discutiram e redefiniram as novas datas dos Encontros Municipais de Juventude da Fetraf, que assim ficou: Apodi: 18/06 ás 09:00hs, Felipe Guerra: 18/06 ás 14:00hs, Severiano Melo: 25/06 ás 09:00hs, Campo Grande: 25/06 ás 14:00hs, Janduis: 26/06 ás 09:00hs, Messias Targino: 16/07. Os municípios de Governador Dix-sept Rosado e Upanema ainda vão definir suas datas. O Encontro Regional de Juventude da Fetraf, será dia 29 julho ás 09:00hs em Apodi.


Foi ainda encaminhado a participação dos membros da regional na Plenária Estadual da Fetraf que acontecerá : dia 22 junho em Natal. Quanto ao processo de discussão de desfiliações dos STR da FETRAF da CUT, a posição dos SINTRAfs de Apodi, Janduis, Messias Targino, Upanema, Governador Dix-sept Rosado são contrários.


Por último o presidente do Sintraf de Apodi Edilson Neto informou as ações que o movimento social de Apodi estão fazendo no movimento contra o projeto do DNOCs para o vale do Apodi. Edilson relatou que o projeto do DNOCs traz vários malificios para agricultura familiar. A Próxima reunião da FETRAF Regional será em Itaú dia 14 de Julho.


Com informações do Blog da Folha patuense

0 comentários: