sexta-feira, 13 de maio de 2011

Blog lança campanha em prol do projeto de lei que institui a Tribuna Popular em Patu

Link
O Blog do Campelo, do jovem Bruno Campelo, lançou a campanha "TRIBUNA POPULAR JÁ!" que vem recebendo o apoio de vários outros blogs e meios de comunicação e da população, que ver no nosso projeto, uma maior oportunidade de contribuir com o município.

veja o que o jovem escreveu.

O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Lucélia Ribeiro (PT) e está sendo analisado pelos outros vereadores da Câmara Municipal de Patu.

O projeto tem como objetivo garantir a participação popular na tribuna da Câmara Municipal de Patu, através de representantes de entidades da sociedade civil organizada ou pessoas da comunidade que assim desejarem usar a palavra para informar ou reivindicar alguma ação.

Segundo o projeto, a cada sessão, três pessoas terão direito de usar a tribuna, caso tenha requerido através de ofício à presidência da Câmara.

Ficou nítida a preocupação de alguns vereadores em relação ao projeto, pois ao abrir espaço à comunidade de forma geral, os mesmos poderiam passar por algum tipo de constrangimento, assim como o poder executivo. No entanto, é precio atentar para as normas regimentais que deverão ser seguidas pelos que pretendem falar na tribuna.

Um exemplo de sucesso da Tribuna Popular, pode ser constatado na cidade de Mossoró, onde a comunidade tem espaço garantido em cada sessão.

Funciona mais ou menos assim: O interessado em falar na tribuna da câmara dispõe de 10 minutos, o tema a ser tratado deverá ser entregue à mesa diretora da casa juntamente com um ofício solicitando a sua participação. Fica vedada qualquer tipo de manifestação política partidária e o nome de nenhum vereador poderá ser citado.

Enfim, a TRIBUNA POPULAR não pode ser utilizada para fins políticos, mas sim para reivindicações, sugestões e solicitações de ações tanto do poder legislativo quanto do executivo.

"O nosso mandato agradece o apoio de todos e parabeniza o amigo Bruno Campelo pela iniciativa de apoiar o nosso projeto, que certamente contará com o apoio dos nobres colegas vereadores de Patu. obrigada", disse a vereadora Lucélia.

0 comentários: