quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ações do governo federal e da vereadora Lucélia Ribeiro são destaque no Jornal Correio da Tarde


Unidade de ensino médio e profissionalizante deve ser instalado na comunidade Quilombolas do Jatobá

Vereadora Lucélia Ribeiro
 
A vereadora, Lucélia Ribeiro (PT), confirma que o governo da presidente Dilma Roussef estará disponibilizando a implantação de uma unidade de ensino médio e profissionalizante na comunidade Quilombolas do Jatobá em Patu. A comunidade estará se reunindo hoje para avaliar a proposta de ação do governo.

A construção da escola faz parte do Programa Pronacampo que tem como base, ações montadas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.
Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.

A vereadora petista disse que para a presidenta Dilma Rousseff, o Pronacampo proporcionará às gerações futuras mais oportunidades por melhorar a qualidade da educação na área rural. "Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente".

Mais de 3 milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.

O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.

Lucélia Ribeiro tem articulado implantação do projeto na comunidade quilombola do Jatobá
 Vereadora Lucélia com membros do Quilombola

Vereadora Lucélia Ribeiro PT tem sido uma das principais articuladoras a implantação do Ensino Médio Profissionalizante na Comunidade Quilombolas do Jatobá.

Lucélia Ribeiro PT já afirmou que vai protocolar junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Patu requerimento solicitando a Secretaria Municipal de Educação a agilidade no processo de parceria com o Programa de Educação no Campo, através do Pronacampo, para que o município de Patu seja contemplado com uma unidade de ensino médio profissionalizante voltado para a realidade das comunidades.

Ontem (28), foi realizada na secretaria municipal de educação uma reunião para tratar do assunto de implantação de uma escola de ensino médio profissionalizante na comunidade Quilombolas do Jatobá. A reunião contou com a participação dw Chemila Câmara Rocha (Secretária de Educação), Leidiane Jales (representando o Centro Juazeiro), Maria José (Presidente da Associação Comunitária dos Quilombolas do Jatobá), Sandra da Silva (moradora da Comunidade Quilombolas), Lucélia Ribeiro (vereadora) e Aluísio Dutra (Professor), que também tem trabalhado pela implantação do projeto.

A prefeitura Municipal de Patu, através da Secretaria Municipal de Educação, dará o apoio necessário para que esta importante ação seja concretizada em nosso município.
Fonte: Jornal Correio da Tarde

0 comentários: