sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PATU CONTRA A DENGUE


Vamos todos juntos combater o mosquito da dengue. Esta guerra é nossa.

PATU SEM DENGUE

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jornal Tribuna do Norte Publica Artigo de Fátima sobre os Novos Desafios da Educação Brasileira



PNE: NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nos últimos dias de dezembro de 2010 chegou ao Congresso Nacional o PL8530/10 de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Nacional de Educação – PNE. Vigente pelos próximos 10 anos, o PNE estabelece as metas a serem alcançadas pelo País até 2020. Cada uma das metas vem acompanhada das respectivas estratégias que buscam atingir os objetivos propostos. A importância do PNE se expressa nos seu conteúdo e nas desafiadoras diretrizes, a saber:

Erradicação do analfabetismo; Universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais;melhoria da qualidade de ensino; formação para o trabalho;promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; promoção humanística, científica e tecnológica do País;estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; valorização dos profissionais da educação;difusão dos princípios de equidade, respeito à diversidade e gestão democrática da educação.

Esse é o debate que nós vamos travar intensamente durante esse ano de 2011. Esta será a principal agenda no campo da Educação em nosso país.

Todos nós sabemos que não teremos uma sociedade justa, inclusiva e generosa se não cuidarmos da educação das nossas crianças, jovens e adultos. A erradicação da pobreza na próxima década, compromisso da Presidente Dilma passa por investimentos massivos em educação. O PNE 2011-2020 é uma oportunidade impar para corrigir distorções do passado, superar omissões, lacunas, erros e, de olho no presente, encarar o futuro.

Universalização do atendimento escolar, gestão, financiamento, melhoria da qualidade do ensino, valorização do magistério, são temas, dentre outros, que merecerá lugar de destaque nessa agenda. Não temos mais tempo, nem a o direito de adiar a tomada de decisão no que diz respeito a valorização dos profissionais da Educação (20% das metas do PNE se referem a esse tema).

A aprovação da lei 11.738 que instituiu o Piso Salarial Nacional foi um importante passo, mas entraves têm dificultado o cumprimento do piso, gerando grandes frustrações para o magistério brasileiro. Esse é o momento de repararmos essa historia, de fazer justiça aos profissionais da educação, definindo com clareza e objetividade a meta que trata da valorização profissional, de forma que assegure formação e salário digno, tornando a carreira do magistério atrativa. Para tanto temos que ter ousadia e estabelecer novo mecanismo de financiamento (pactuado entre união, estados e municípios) que dê sustentabilidade orçamentária e financeira aos entes federativos (estado e municípios) que são quem terão a responsabilidade de assegurar o cumprimento do piso.

O debate do financiamento é vital. É fato que o Governo Lula aumentou consideravelmente os investimentos na educação (saímos de 19 bi em 2003 para 60 bi em 2010) e isso se expressa nas conquistas e avanços como PROUNI, FUNDEB, Expansão e Fortalecimento do ensino técnico e superior, em novos IFTS (antigos CEFET´s), novas universidades, novos campi, Programa Brasil profissionalizado etc. Mas é fato também que os desafios expressos no novo PNE, como universalizar o atendimento escolar com qualidade, exigem que avancemos bastante nesse tema.

O PL8530/10 chega ao Congresso Nacional com muita legitimidade. Foram muitos os seminários, debates realizados até aqui com destaque para os encontros regionais promovidos pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o documento do CNE (Conselho Nacional de Educação) e a CONAE (Conferência Nacional de Educação - Brasília 2010), que pela grandiosidade de sua representatividade se constitui na principal referencia da proposta do novo PNE.

Cabe agora ao Congresso Nacional (Câmara e Senado) promover o debate conclusivo. É hora de resgatar o debate acumulado pela sociedade civil nos seminários, na CONAE e compatibilizá-lo com a proposta enviada pelo Poder Executivo ora em tramitação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O PNE é um instrumento decisivo, estratégico para o presente e o futuro da educação brasileira e os destinos do país. Na condição de relatora quero reiterar a nossa disposição de fazer um debate amplo, plural com todos os membros da Comissão, os gestores, os trabalhadores em educação, os estudantes, os pais, os movimentos sociais, enfim à todos e todas que se interessarem pelos destinos da educação brasileira.

Vamos debater e aprovar um novo PNE à altura dos desafios da educação e do Brasil contemporâneo. Uma educação republicana, que seja gratuita, laica, universal, inclusiva e de qualidade para as gerações presentes e futuras.

  • Fátima Bezerra (Deputada Federal PT/RN) é Professora do Ensino Público, Coordenadora da Frente Parlamentar em defesa do Piso Salarial dos Professores e Relatora do Plano Nacional de Educação.

  • Artigo publicado na edição de domingo, 16, do jornal Tribuna do Norte

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Feliz Aniversário!

Raimundo do Sindicato

Raimundo Canuto de Brito, mas conhecido como Raimundo do Sindicato, iniciou sua vida de militância muito cedo. Suas primeiras experiências aconteceram nos grupos de jovens nas comunidades rurais pertencentes á Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró. As comunidades Eclesiais de Base também foi um espaço onde o mesmo atuou a nível regional, no ano de 1988 e também iniciou sua militância no movimento Sindical Rural. Nesse período foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís.

Ele também foi um dos principais responsável e articulador da reorganização do movimento sindical na região através da criação do pólo Sindical e foi ainda coordenador de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, além de diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN).

A disposição de Raimundo do Sindicato também foi decisiva para a criação e consolidação da CREDIOESTE –SOL, Cooperativa de Crédito Solidário para a Agricultura Familiar do Médio Oeste Potiguar, onde o mesmo é presidente e tem atuação em 12 municípios. A Cooperativa é hoje uma realidade na vida dos agricultores familiares onde se trabalha duas linhas de crédito.

A militância política também faz parte de sua vida desde a infância. Inicialmente se filou ao PMDB, onde militou no PMDB Jovem até o ano de 1988. A partir daí decidiu e se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde participou de todas as direções municipais como presidente em dois mandatos, inclusive participando da direção estadual do PT.

Raimundo está no seu primeiro mandato de vereador pelo PT, é vice-presidente da Câmara de vereadores de Janduís, eleito recentemente.

A dedicação diária de Raimundo Canuto de Brito nos movimentos tem sido também a forma encontrada por ele para mudar a difícil realidade de vida do seu povo.

Do blog do Pôla Pinto

PARABÉNS!

Vereadora Lucélia ao lado de Raimundo

O Diretório Municipal do PT em Patu, na pessoa da vereadora Lucélia Ribeiro, parabeniza o companheiro de lutas, Raimundo do PT, pela passagem de seu aniversário, e deseja muita paz, saúde e consquistas.

Felicidades!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lucélia apoia o projeto PATURISMO

A vereadora Lucélia Ribeiro, participou do lançamento do projeto idealizado pelo Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura e a Prefeitura Municipal de Patu, na última quinta-feira (13).

O Projeto APL - Arranjo Produtivo Local Grupo Paturismo - tem o objetivo de levantar todas as informações possíveis sobre o município de Patu e armazenar em um banco de dados no CAJIM, principalmente em sua primeira etapa que vai explorar o setor do turismo local.

A solenidade foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patu e contou com a participação de diversas autoridades do município e representantes da sociedade civil organizada.

O projeto é coordenado pelo prof. Dr. José Salim (UFRN) que já possui experiência neste tipo de projeto a nível de estado, como por exemplo, o APL da Criação, Produção e Exploração do Camarão no Rio Grande do Norte.

Imagens

A vereadora Lucélia Ribeiro integra o projeto desde o seu início. Faz parte do Comitê Gestor do Paturismo e vai liderar o grupo de estudos sobre Normas e Padrões

Fonte: Blog da Folha patuense

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lula voltará a receber título de presidente de honra do PT


Luiz Inácio Lula da Silva voltará a receber o título de presidente de honra do PT.

A entrega do título será realizada em um ato político em Brasília, no dia 10 de fevereiro, quando será celebrado o 31º aniversário da fundação do partido.

O local do evento será definido nos próximos dias.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, informou que a presidente Dilma Rousseff também foi convidada para participar do ato.

Fonte: Folhaonline

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Do blog Sertão Caboclo


O LÍDER MAIS POPULAR

Na hora que o povo quis
Lula apresentou seus planos
E durante oito anos
Governou este país
Sem medo de ser feliz
Lutou para transformar
Tentando administrar
Com o jeito próprio dele
E muitos já viam nele
O LÍDER MAIS POPULAR.

Um ponto do seu perfil
Indiscutível, evidente
É ser ele o presidente
Mais querido do Brasil
Pelo seu jeito gentil
De com o povo lidar
E se identificar
Com o jeito do povão
É portanto da nação
O LÍDER MAIS POPULAR.

Fato extraordinário
Causando até sobressalto
O Palácio do Planalto
Recebe um operário
Sendo o maior mandatário
Chega ali pra governar
Para a elite ficar
Perplexa, desapontada
Vendo mandar a parada
O LÍDER MAIS POPULAR.

Sotaque de agricultor
Sem domínio de idioma
Sem possuir um diploma
De curso superior
Vem a elite lhe impor
Um preconceito vulgar
Burgueses vão o tachar
De iletrado sem estudo
Passam mal vendo o barbudo
O LÍDER MAIS POPULAR.

Seu governo soube agir
Dos pequenos em defesa
Quanto ao índice de pobreza
Conseguiu diminuir
Não pôde a fome banir
Porém pôde amenizar
Procurando efetivar
Bons programas sociais
Isso o fez entre os demais
O LÍDER MAIS POPULAR.

Lula, esse cara incrível
Perseguiu sonhos, venceu
Sonhou alto que rompeu
O limite do possível
Pôde atingir um nível
Ímpar, espetacular
Um político "popstar"
Pelo mundo admirado
Por isso é considerado
O LÍDER MAIS POPULAR.

É inusitado o fato
Realidade raríssima
Popularidade altíssima
No fim do último mandato
Deixa o povo estupefato
Alguns sem acreditar
Mas todos podem provar
Que agora o ex-presidente
É indiscutivelmente
O LÍDER MAIS POPULAR.

Autor: Zé Bezerra

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vereadora Lucélia toma posse como 1ª secretária da Câmara de Vereadores

A vereadora Lucélia Ribeiro, tomou posse na manhã do último sábado, como 1ª secretária do poder legislativo.

Lucélia fará parte da nova mesa diretora composta pelos seguintes vereadores:

Maria Helena Gentil- Presidente
Rezenildo Ernesto- Vice
Lucélia Ribeiro- 1ª secretária
Manoel Lindomar- 2º secretário

Fotos: Blog da Folha patuense
Lucélia na tribuna

Nova mesa diretora ao lado da prefeita Evilásia Gildênia